5/15/2007

Kurt Vonnegut , o sorridente

Só agora soube da morte de Kurt Vonnegut o mês passado.
tinha 84 anos, e dizia que a vida não é maneira de tratar um animal.
A sua existência literária, foi marcada em Dresden, em 11 de Setembro de 1945, quando a sua rotina de prisioneiro de guerra, alinhado na linha de montagem de uma fábrica de comprimidos instalada no antigo Matadouro 5, foi interrompida pelo mais brutal bombardeamento dos Aliados sobre a Alemanha nazi.
A cidade foi destruída e, nos dias seguintes, com outros prisioneiros, o jovem soldado empilhou corpos sobre corpos em crematórios improvisados.
“O bombardeamento de Dresden,” escreveu Kurt Vonnegut muitos anos depois,“é uma obra de arte.”
“Uma torre de chamas e fumo criada para comemorar a raiva e a indignação de tantos que tiveram as suas vidas interrompidas, arruinadas pela indescritível ganância e vaidade e crueldade da Alemanha.”
Matadouro 5 ( Slaughterhouse 5) foi publicado em 1969 e conta a história de Billy Pilgrim, um soldado raptado pelos Tralfamadorianos, uns sujeitinhos verdes, extraterrestres, que lhe ensinam a verdadeira natureza do tempo (isto é: que todos os momentos do passado, do presente e do futuro existem sempre e que a morte é apenas um momento desagradável, nem o fim nem o princípio) e depois o largam a dar a boa nova.
Atingido quando leva a sua mensagem ao Mundo, Billy já não se importa, porque sabia já como seria a sua morte.
Adeus, olá, adeus, olá” são as suas últimas palavras. E, ao mesmo tempo, as primeiras do ídolo que a contracultura criou e a cultura acabou por consagrar como um dos seus maiores.
A desenvoltura de um estilo literário que parecia capaz de criar uma nova gramática e mandar reformar os dicionários, as características peculiares da sua sátira e do seu humor negro colossal, fizeram de Kurt Vonnegut uma das vozes que define o melhor da literatura norte-americana do século XX.
outros trabalhos seus são:
Player Piano(1952), The Sirens of Titan(1959), ou Cat’s Craddle(1963) e God Bless You, Mr. Rosewater(1965)
Breakfest of Champions(1973), Jailbird (1979) e Galápagos: A Novel(1985)..

1 Comments:

Blogger jai said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

12:22 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home