3/07/2006

Apologia do ateu


tenho para mim, como abono da verdade, que em matérias de religião o que acaba sempre por ficar mais esquecido, filtrado pelo dogma, é a espiritualidade pura do individuo.
Desde criança que procuro Deus, e não raras vezes, o encontrei.
Dito isto, importa ainda explicar onde e como.
assim farei.
Por exemplo, naquele dia dos tempos da escola, em que tinhamos o hábito de roubar calendários que exibiamos como dinheiro, ao pobre desgraçado que os vendia na esquina da Avenida. Nesse dia, já com o roubo efectuado na adrenalina da volta, fui travado com uma mão no ombro, quando me julgava já a salvo de algum flagrante, e sem coragem para me voltar, escutei apenas uma voz que falou assim:
Filho. não vês que aquele homem precisa do dinheiro daquilo que trazes no bolso , para comer uma sopa e matar a fome?
A voz era serena, doce, perfeita, pelo menos ainda é, na minha memória.
Quando me voltei, vi apenas a mesma multidão pelas ruas, e nem sinal da voz personificada, mas de imediato me puz a caminho da banca do Homem, e ao voltar,
com a mesma descrição com que roubara, devolvi o roubo.
Guardei o episódio só para mim, e inventei uma teimosia obstinada e descabida, para não mostrar aos outros os calendários.

Mas já o encontrei tantas vezes depois, como aquela na estação de comboio, quando um cego me pediu para o levar a uma casa de banho, e eu o guiei com o canto da minha voz,
enquanto ele me seguia todo sorridente.
Ou aquela em que impedi dois homens de lutar, e quando um deles reclamou que tinha ossos para isso mesmo, lhe fiz ver para que serviam os mesmos ossos, abrindo os meus braços para o seu abraço.
O pássaro que matei na estrada, no mesmo momento em que o imaginei,
e mesmo chorando nos braços de uma Mulher que me amava, por causa do amor que tinha por outra, e tantas outras vezes o encontrei,
que talvez um dia escreva uma bíblia.

É por isso que hoje, ao ler o evangelho do dia, quiz fazer enquanto Ateu, o Elogio da Espiritualidade. -maravilhosa metáfora.( em baixo)
eis tudo o que penso.
não apenas pelo seu Engenho e Arte, mas sobretudo pela verdade que encerra.
Perdoa e serás perdoado.

Evangelho segundo S. Mateus 6,7-15.

Nas vossas orações, não sejais como os gentios, que usam de vãs repetições, porque pensam que, por muito falarem, serão atendidos. Não façais como eles, porque o vosso Pai celeste sabe do que necessitais antes de vós lho pedirdes.» «Rezai, pois, assim:'Pai nosso, que estás as no Céu, santificado seja o teu nome, venha o teu Reino; faça-se a tua vontade, como no Céu, assim também na terra. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia; perdoa as nossas ofensas, como nós perdoámos a quem nos tem ofendido; e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do Mal.’ Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai celeste vos perdoará a vós. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai vos não perdoarávossas.»

Da Bíblia Sagrada
ou pela perspectiva que mais aprecio:

procurai em vós próprios e encontrareis tudo.
e alegrai-vos de existir lá fora, ou como muito bem quiserdes dizer,
uma natureza que está sempre pronta a dizer ámen
a tudo o que tiverdes encontrado dentro de vós.

"Goethe"